COMER SAUDÁVEL

12 RAZÕES PARA COMER SAUDÁVEL

Muitas vezes associamos erroneamente a alimentação saudável a uma dieta. Comer os alimentos certos está ligado a inúmeros benefícios para o corpo. Manter o coração saudável, estimulando o cérebro, reduzindo a probabilidade de desenvolver certas doenças e, finalmente, sentindo-se melhor são algumas delas.

Descobrir abaixo mais razões para levar uma dieta saudável é fazer uma aposta segura para o seu bem-estar .

Diretrizes básicas de uma boa dieta

A composição exata de uma dieta balanceada é determinada pelas características de cada pessoa, por exemplo, idade, sexo e estilo de vida. Embora as necessidades de alguém que trabalha em um escritório sejam diferentes daquelas que fazem mais trabalho físico, os princípios da alimentação saudável permanecem os mesmos.

Hoje existem muitos que não atingem um mínimo na ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais e nozes. Além disso, uma maior quantidade de alimentos hipercalóricos , açúcares, sal e gorduras é consumida .

Em relação a este último, a OMS indica que o consumo daqueles encontrados naturalmente em alimentos como peixe, abacate, nozes e azeite de oliva (gorduras insaturadas) é preferível . Da mesma forma, insta a reduzir o consumo das pessoas presentes na manteiga, óleo de coco e carne gorda (gorduras saturadas), bem como as derivadas de produtos processados.

Se sua dieta está longe de ser considerada saudável e você tem dificuldade em mudar hábitos, é melhor começar com pequenas ações . Gradualmente inclua legumes em cada refeição e escolha frutas frescas da estação são algumas delas.

Os benefícios de comer saudável

1. Mantém você forte

Comer alimentos ricos em nutrientes e proteínas é essencial para manter os músculos fortes. Por outro lado, a vitamina D e muitas das propriedades B também são atribuídas propriedades que favorecem o fornecimento de energia.

Além disso, de acordo com pesquisa publicada na revista Diabetes Care, comer gorduras e proteínas saudáveis ​​junto com carboidratos pode impedir que o açúcar no sangue flutue e seus níveis de energia caiam no meio da manhã.

2. Proteja seu sistema imunológico

O sistema imunológico é a base da saúde. Sua missão é protegê-lo de todos os potencialmente nocivos , como vírus e bactérias, atacando-os quando entrarem em seu corpo.

Prestar atenção à sua dieta é uma boa maneira de reduzir a probabilidade de infecções e prevenir resfriados. Como há climas que favorecem a aparência do último, se você mora em um deles, também será necessário tomar medidas específicas, como lavar as mãos com freqüência e manter uma boa higiene.

3. Mantém a pele saudável

A pele é o maior órgão do seu corpo e, portanto, você deve cuidar disso. O consumo de vitaminas está associado à redução das chances de desenvolver câncer de pele .

4. Previne a osteoporose

Se você quer ossos fortes , produtos lácteos, peixe, frutas e legumes são essenciais no seu carrinho de compras. Manter o sal à distância também pode ajudar na sua prevenção.

5. Regula o trânsito intestinal

Frutas, vegetais e produtos lácteos ricos em probióticos são sempre bem recebidos por bactérias no trato digestivo. Por outro lado, alimentos gordurosos e fritos não são recomendados.

6. Melhore seu humor

Está provado que existem alimentos que contribuem para melhorar o seu humor . A razão é que eles ajudam o corpo a secretar certos hormônios (endorfinas, serotonina) que causam sentimentos de felicidade e bem-estar.

De fato, de acordo com um estudo apresentado no congresso da Associação Americana de Psiquiatria, realizado em 2016, alguns alimentos podem até contribuir para melhorar os sintomas da depressão.

Cuidar de sua dieta ajudará você a aliviar alguns dos efeitos associados a tempos um tanto complicados para as defesas do corpo, como a primavera e o outono.

7. Reduza o estresse

Certos alimentos têm a capacidade de moderar a produção de hormônios indutores de estresse, como o cortisol e a adrenalina . Alguns deles, como as laranjas, contêm vitamina C, enquanto outros, como o salmão, são ricos em ácidos ômega-3.

O chocolate escuro aumenta o fluxo sanguíneo do cérebro, influenciando assim o nível de atenção. Além disso, graças a um estudo realizado na Universidade Clarkson, verificou-se que contribui para reduzir os efeitos negativos da cafeína (por exemplo, aumento da ansiedade).

8. Melhora o desempenho do cérebro

Uma dieta rica em vegetais, frutas, peixes e nozes ajuda a reduzir o comprometimento da memória, a capacidade de concentração e outras funções cerebrais.

Comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixe, nozes e abacates, traduz-se em melhor função cerebral e, portanto, maior desempenho e maior produtividade no trabalho.

Treinar o cérebro é um desafio diário e constante em que você deve sair da zona de conforto. Se você precisa de ideias, consulte as que propusemos neste artigo para mantê-lo jovem e bem acordado.

9. Cuide da saúde de seus futuros filhos

Tudo o que você come durante a sua vida, mesmo na infância, afeta a fertilidade e a saúde do futuro bebê. Mais uma razão suficiente para começar a comer mais alimentos frescos a partir de hoje.                           

10. Proteja o coração

Alguns alimentos como grãos integrais ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim, altamente prejudiciais ao coração. Uma dieta saudável implica que é baixa em sódio, por isso seguir ajuda a manter a pressão arterial nos níveis corretos.

11. Ajuda a prevenir problemas oculares

Alimentos ricos em antioxidantes desempenham um papel importante na prevenção de dois problemas oculares comuns: catarata e degeneração macular relacionada à idade. 

12. Um aliado contra o câncer de mama

É um fato que uma boa nutrição está intimamente relacionada à prevenção do câncer. Como mostrado, os cogumelos ajudam a manter os níveis de estrogênio sob controle para evitar a mama.

Seja a curto, médio ou longo prazo, tudo o que você come tem um impacto direto em seu corpo. Melhore os benefícios de uma dieta saudável mantendo-se hidratado, fazendo alguma atividade física, não fumando e descansando adequadamente. Seu corpo vai agradecer a sua vida toda.

Cirlei - Consultora de Saúde